Defini o do Trabalho 2
Eletrônica Experimental
2015/1
Automatização de uma maquete de Eclusa
Objetivo: Este trabalho consiste na automatização de uma maquete de eclusa, com o objetivo de aplicar os conceitos de componentes eletrônicos e circuitos integrados aprendidos na primeira etapa da disciplina bem como relacionar estes conceitos com a disciplina de Eletrônica Digital I, permitindo ao aluno entender a construção prática e o funcionamento em nível físico de dispositivos computacionais.
Definição:
Os grupos deverão construir, em todas as etapas, um circuito lógico para automatizar uma eclusa.
A eclusa possui duas portas para isolamento de ambientes. Ao ser aberta uma das portas, a porta oposta deverá ser travada. Quando uma das portas for aberta, ela não deve, de forma alguma, ser travada pela abertura da porta oposta, pois isto impedirá seu fechamento, desta forma, quando as duas portas estiverem abertas, nenhuma das portas deve ser travada; mas, nesta condição, um alerta sonoro deve ser acionado.
A trava é construída por uma bobina removida de fechaduras eletrônicas de interfone, exposta na figura 1. Ao passar corrente pela bobina, o pino interno é ejetado para fora, realizando o fechamento da porta. Seu consumo é de 1.2A, funcionando com tensão de 12V. A buzina utilizada para o alerta sonoro opera com tensão de 5V e consome 5mA.
Figura 1 – Bobina de trava eletrônica
O sensor é um sensor magnético, muito utilizado em alarmes, exposto na figura 2. Seu funcionamento é mostrado na figura 3.
Figura 2 – Sensor magnético
Figura 3 – Funcionamento do sensor magnético
Estrutura do trabalho:
1. Introdução
O que?
Quem?
Onde?
Por quê?
2. Definição geral de eclusa
3. Definição do problema
a. Descrição da maquete
b. Descrição dos sensores e atuadores (Tensão e corrente consumida)
c. Formulação do problema
Descrição
Tabela Verdade
Equação booleana
Simplificação
Desenho do circuito lógico
Esquemático do circuito físico
4. Relatório dos