DEFINI O DE EMPREENDEDORISMO
1016 palavras
5 páginas
DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMOA definição do conceito de empreendedorismo no Brasil teve maior impacto no final da década de 1990, porém seu maior enfoque foi no período de 2000 a 2010.
O “Entrepreneurship”, ou Empreendedorismo pode ser determinado, segundo Dornelas (2012), como “envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades” (PLT 687 - p.28).
O ato de empreender passou a ser um requisito para o ser humano. Em circunstâncias de crises, a influência de um empreendedor cria um ambiente inovador, possibilitando assim, estratégias de promoção do desenvolvimento. O empreendedor é aquele que assume os riscos e assume suas decisões de ações, são pessoas que gostam do que fazem, e querem ter destaque diante dos outros, querem seus méritos e ser admirados.
As principais características de um empreendedor podem ser denominadas como: iniciativa, perseverança, coragem para correr riscos calculados, capacidade de planejamento, eficiência e qualidade, rede de contatos e liderança, dentre outras.
Em base no livro “Empreendedorismo – Transformando Ideias em Negócios” Pode-se avaliar o Empreendedor ao Administrador, e determinar suas diferenças. As citadas por José Carlos Dornelas consegue ressaltar: Quanto a estratégica: o Empreendedor tem a visão da oportunidade, enquanto que o Administrador segue critérios de desempenho; Quanto a análise de oportunidades: o Empreendedor toma decisões rápidas, enquanto que o Administrador se preocupa mais com a redução dos riscos; Quanto à alocação dos recursos financeiros e de mão de obra: o Empreendedor prioriza a eficiência, o Administrador prioriza o planejamento formal; Quanto ao controle dos recursos: o Empreendedor é flexível, o Administrador valoriza o poder, ou seja o “status” e a recompensa e quanto à estrutura gerencial: o Empreendedor é informal, o Administrador é formal e segue a cultura organizacional.
Em resumo, o material disponibilizado abrange um conteúdo abertamente