Defini o das assertivas
6.13 As assertivas são importantes tanto para nós como para os clientes. Nosso cliente pode ter a certeza que as demonstrações financeiras estão completas, que as transações registradas nelas existem, que os montantes calculados estão corretos e que eles estão contabilizados a valor justo e devidamente apresentados nas demonstrações financeiras. Como auditores, nós somos obrigados a obter evidência apropriada de auditoria suficiente para que as assertivas do cliente estejam adequadamente apresentadas, em todos os aspectos relevantes.
6.14 Nós categorizamos demonstrações financeiras em FSAs (Área das demonstrações financeiras) atentando para cada área. FSAs são áreas do balanço patrimonial e DRE.
6.15 Para cada FSA, nós devemos considerar as seguintes assertivas:
(1) Totalidade; (APT – C)
(2) Existências; (APT – E)
(3) Acuracidade; (APT – A)
(4) Valorização; (APT – V)
(5) Apresentação. (APT – P)
Totalidade
6.16 Na apresentação das demonstrações financeiras, a Administração do cliente assegura que:
(1) todos os ativos, passivos e patrimônio líquido existentes na data do balanço estão registrados no período correto e;
(2) todas as receitas e despesas que ocorreram durante o período são registradas no período correto.
6.17 O risco de fraude sobre a totalidade pode surgir quando entendemos que o cliente está tentando alterar o saldo das demonstrações financeiras, visando aparentar um resultado mais forte do que realmente é. É mais comum o cliente cometer um erro ao esquecer de contabilizar algo na demonstração do que registrar algo que não existe. Por exemplo, um risco de erro pode ocorrer quando o ativo é financiado diretamente com um terceiro credor e se esquece (intencionalmente ou não) de registrar ambas contabilizações: o ativo como o empréstimo correspondente. Portanto, a totalidade é geralmente uma assertiva fundamental quando passivas de auditamos saldos passivos.
6.18 A totalidade também pode ser um risco para despesas se o cliente tiver um