Deficiência Auditiva
SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA.
DOUGLAS FELIPE DOS SANTOS.
HELENA BECKER CORDEIRO.
MARIANA A--------- WENDLER.
LEONARDO MIRANDA SILVA.
(TÍTULO)
CURITIBA, 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA.
DOUGLAS FELIPE DOS SANTOS.
HELENA BECKER CORDEIRO.
MARIANA A--------- WENDLER.
LEONARDO MIRANDA SILVA.
(TITULO)
CURITIBA, 2014
Introdução
Indiscutivelmente, o primeiro contato do recém-nascido com a realidade ocorre através da sensopercepção, sendo considerada como a primeira etapa cognitiva na formação do indivíduo. É pelo som, por exemplo, que a criança se orienta no mundo, utilizando a voz materna como ponto de referencia nos primeiros dias de vida. Através de seu desenvolvimento, encorajado pelos outros sons e sensações, que a criança passa a se interagir com o ambiente externo e com os outros seres nele existentes. Uma perda ou uma alteração sensorial, inevitavelmente, altera a percepção do mundo externo e afeta diretamente a construção psicofisiológica da realidade, prejudicando aspectos essenciais para a interação do individuo na sociedade, como o pensamento e as formas de comunicação.
Assim, com o deficiente auditivo não é diferente, uma vez que sua presença se torna efetiva ao se comunicar com o outro, --------------. A expressão “surdo-mudo” tem origens na suposta incapacidade do deficiente auditivo em perceber os estímulos sonoros e a dificuldade em articular a palavra. Todavia é observado que a incapacidade que alguns surdos têm de falar não está relacionada ao aparelho fonador, pois quando treinado, ele pode aprender a falar. A expressão “surdo-mudo” só é correta quando é constada a deficiência na oralização, não permitindo emissão de sons.
Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo de expor os principais aspectos relacionados à deficiência auditiva, bem como de --------- a suposta