Deficiente ou não deficiente?
- A diferença entre as pessoas sempre foi motivo de estudo nas investigações psicológicas.
- As diferença entre as pessoas, principalmente aquelas mais bizarras e estranhas, podem causar medo e desconfiança.
- Normalmente as pessoas tendem a classificar as pessoas portadoras de deficiências em categorias especiais
- Na nossa sociedade, algumas diferenças podem acabar se tornando sinônimos de desvantagem e de descredito social.
- Os critérios para se dizer se uma pessoa é ou não deficiente, depende muito do grupo ou sociedade onde a pessoa esta inserida.
-Classificar alguém como deficiente pode ser algo incerto, que na verdade pode estar apenas escondendo o verdadeiro problema em questão.
- Para se classificar uma pessoa como deficiente ou não deficiente, não devemos olhar apenas para a pessoa, mas sim para as reações das outras pessoas ao redor.
- Categorias criadas para agrupar os deficientes: Deficientes visuais, mentais, auditivos e físicos.
Com tudo isso dito, podemos ver que classificar alguém como deficiente ou não deficiente pode não ser uma tarefa fácil, pois vai depender muito do contexto de onde as pessoas estão inseridas. Um exemplo seria pessoas que sofrem de problemas de visão, que pode ser corrigido com o uso de óculos. Essas pessoas normalmente não são classificas como deficientes, mas se encontramos pessoas com os mesmos problemas em uma sociedade menos favorecida, onde os óculos são de difícil acesso, talvez essa pessoa seja classificada como deficiente.
Assim podemos chegar a conclusão que independente do que esta escrito em livros sobre o assunto, quem da a opinião final é a própria sociedade.