Deficiencia
No campo da deficiência visual, estudos cognitivos apontam para as particularidades do cego, atentando também para suas potencialidades.
A diferença cognitiva entre cegos e videntes diz respeito ao modo como eles se movimentam e sua percepção do espaço, o que tem consequências para a locomoção na cidade. A especificidade da pessoa com deficiência visual se dá não como efeito de uma falta de competência cognitiva espacial, mas como decorrente da ausência de dados perceptivos provenientes do ambiente. Para os videntes, o que permite se locomover no espaço de maneira organizada é a relação entre movimentos realizados e as progressivas mudanças de distância e direção entre os objetos e si mesmo. Para os deficientes visuais não há um fluxo visual contínuo, mas um significativo embasamento em outros sentidos, como tato, audição e propriocepção. Numa cidade feita prioritariamente para os que enxergam surgem diversas dificuldades para os cegos.
Análise Psico-jurídica do filme “Uma Jogada de Gênio”(Flash of Genius)
Por: Antônio Jansem Targino de Sousa Filho
O quão longe somos capazes de ir, em busca de um sonho? O que somos capazes de fazer? A que ponto da nossa nebulosa mente podemos chegar, sem nos machucar? Robert William Kearns, Nasceu em Gary No estado norte americano de Indiana em 10 de março de 1927, foi engenheiro e gênio, pai de 6 filhos e correu atrás de seus sonhos. A trajetória para declarar como sua a invenção dos limpadores de para-brisa intermitente foi longa e pesada, tanto que, como se fosse uma compensação psicológica, lhe fizeram um filme. “Uma Jogada de Gênio” é dirigido por Marc Abraham, que dá ao filme um aspecto tenso e dramático, convergindo para a real sensação de apreensão sentida por Robert Kearns que no filme é interpretado por Greg Kinnear. O filme narra uma batalha que dura anos a fio passando pela internação do Robert e pela perda da estrutura familiar, tudo para provar que