Deficiencia visual
A importância da atividade física nos treinamentos em Orientação e Mobilidade para o DV deve ser vista como processo de desenvolvimento do ser humano, levando em consideração a identificação das limitações e necessidades, respeitando os recursos materiais, o espaço físico e adaptação de regras. No entanto, são características próprias do Deficiente Visual encontrar dificuldade de equilíbrio ao situar-se no espaço, Marcha com problema de amplitude de passada; Organização espacial; Imagem corporal incompleta; Insegurança nos deslocamentos. Portanto, o professor deve usar estratégias nas aulas de educação física, por grau de dificuldade, tendo em vista a melhor adaptação ao DV aos exercícios proposto, usando uma linguagem simples e direta de forma compreensível. É importante utilizar um companheiro cego ou não, para servir como “referencia corporal” para compreender melhor a imagem corporal. Nas orientações dos exercícios físicos é importante reforçar as atividades de coordenação, equilíbrio, postura, deslocamentos variados. Portanto, podemos dizer que a relação existente entre a deficiência visual e a pratica de atividades físicas é justamente a evolução do deficiente visual, desperta a autoconfiança, o sentimento de mais valia, o sentido de cooperação.A atividade física assim cumprirá sua função de importante elemento facilitador no caminhar do deficiente visual rumo à sua emancipação social.
Baseado nas características dos jogos apresentados, estabeleça quais são os jogos mais indicados para cada etapa de escolarização. Apresente justificativas plausíveis para suas escolhas.
Os jogos e brincadeiras são atividades que identificam os seres humanos em diferentes espaços e tempos, contribuindo para a construção da vida social e coletiva.. Na primeira etapa de escolarização classifica os jogos em três classes: Jogos de exercício,