Deficiencia mineral
Funções:
- Efeito coloidal (aumenta a hidratação)
- Ativação de enzimas (fotossíntese)
Deficiência:
- Enrolamento das folhas
- Engrossamento das raízes
Plantas deficientes em cloro desenvolvem murcha dos ápices foliares, seguida por clorose e necrose generalizadas. As folhas podem exibir crescimento reduzido, eventualmente assumindo umacoloração bronzeada "bronzeamento". Os íons cloretossão muito solúveis e geralmente disponíveis no solo porque a água do mar é carregada para o ar pela evaporação e transpoirtada pelo vento e distribuída pelo solo quando chove. Portanto, a deficiência de cloro é desconhecida nas planatas que crescem em habitats nativos ou agrícolas.
Sódio: Nutrição vegetal.
O teor de sódio em solos lançada intemperização da região tropical úmida é muito baixo ou nulo, não constituindo problemas para a agricultura. Nas regiões áridas e semiáridas, o Na poderá contribuir com 25% ou mais do total de cátions trocáveis e, nestas condições, as plantas cultivadas poderão apresentar problemas de toxide.
O efeito do Na para plantas varia desde elemento essencial para uma única planta halófita – Atriplex versicaria – até tóxico para outras. Certo número de membros da Chenopodiaceae beterraba forrageira, beterraba, espinafre – mosram efeitos positivos do sódio no crescimento, sempre na presença de níveis adequados de potássio.
As funções desempenhadas pelo Na em plantas ainda não são bem conhecidas. De acordo com MARSCHNER (1986), o papel do sódio na nutrição mineral de plantas superiores pode ser considerado como essencial, ou como substituto do K em algumas funções – metabólicas e osmóticas. A essencialidade do Na como um micronutriente foi estabelecida para a Atriplex versicaria. Esta holófita, quando crescendo em meio pobre em Na (abaixo de 0,1 M), mostra sintomas de deficiência caracterizando como clorose e necrose foliar e pequeno crescimento, mesmo sob condições de altos níveis de K.
Respostas