Defici Ncia Visual
Escolher um brinquedo quando se entra em uma loja especializada é um verdadeiro desafio diante de tantas opções. Isto é, torna-se difícil escolher se estamos falando de uma criança sem deficiência visual. Para as chamadas “crianças videntes” dados como a faixa etária, sexo e tema de interesse podem ajudar, reduzindo as opções e dando escolhas para quem vai comprar.
Mas, e quando falamos de brinquedos para uma criança com deficiência visual? Porque elas brincam sim… e muito! Como para qualquer outra criança o brincar é fundamental para o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas (memória, atenção, etc) e sociais. Além do mais, o brinquedo pode ser um recurso pedagógico, quando pensamos nos conhecimentos atrelados à escrita, a leitura e até ao cálculo ou às ciências, a depender da faixa etária.
Claro que alguns brinquedos podem ser adaptados e ajudar essas crianças nesse processo de aprendizagem próprio do brincar, como é o caso da massa de modelar e de tantos outros brinquedos que envolvem texturas e sons, mas brinquedos apropriados que considerem as necessidades específicas de uma criança com deficiência visual encontramos poucos ou nenhum.
- Alfabeto em Braille
-Relógio tátil
-Quebra cabeça de pirâmide
-Cubo em Braille
Instituto laramara - barra funda
Para as crianças com deficiência visual, por exemplo, os brinquedos, além de entreter, são a maneira pela qual conhecem um mundo que não podem ver. Tateando os brinquedos, elas descobrem a forma de construções e objetos do dia-a-dia, como carros, casas, ferramentas, móveis e utensílios de cozinha. “Assim, “elas saem do isolamento e passam a achar o mundo mais interessante”, afirma Marisa Siqueira Campos, pedagoga do Laramara.”
Brinquedos Laramara
A loja “Brincanto”, da Laramara, tem à venda brinquedos que estimulam as funções táctil e auditiva, além de jogos educativos que auxiliam no aprendizado do braile. Endereço: Rua Conselheiro Brotero, 353 –
Barra Funda – São Paulo/SP.
Tel.: