Defici Ncia Afectos E Sexualidade 1
1322 palavras
6 páginas
DEFICIÊNCIA, AFETOSE SEXUALIDADE
Dr.ª Helena Castro
Afetos
O afeto é um conceito bastante utilizado e empregue ao longo da nossa vida e quotidiano, podendo ser empiricamente sinónimo de emoção ou sentimento, erradamente, no entanto..
Então o que é o afeto?
O afeto é a sensação imediata e subjectiva que temos em relação a um objecto, pessoa, situação. Logo, os afectos estão associados às emoções e sentimentos, mas não se confundem com estes.
Afetos
Falar de relação. afetos
é
falar
da
A relação implica uma troca, em que se dá e se recebe, o que envolve sempre modificação dos elementos envolvidos. Nestas relações somos afectados pelos outros e afectamo-los.
Os afectos que se estabelecem constroem a matriz da nossa vida pessoal e podem exprimir-se pelo amor mas também pelo ódio. A nossa sobrevivência psicológica funda-se nas relações interpessoais.
Sexualidade
• Sexualidade é natural
• A sexualidade só desaparece quando desaparece a vida • A sexualidade na deficiência é um problema construído que deve ser desconstruído.
O que é sexualidade?
Nascimento
Morte
Cultura
Corpo
SEXUALIDADE
História
Costumes
Sexualidade não é apenas sexo.
OO corpo corpoééuma uma página páginaem embranco brancona naqual qualos os valores valores culturais culturaisse se inscrevem inscrevem Nietzche
Nietzche
Sexualidade
A sexualidade ampla, independentemente de se ter ou não uma deficiência, existe e se manifesta em todo ser humano. O erotismo, o desejo, a construção de gênero, os sentimentos de amor, as relações afetivas e sexuais, são expressões potencialmente existentes em toda pessoa, também naqueles que têm deficiências.
• Cada indivíduo desenvolve estes processos de forma individual, singular e personalizada, ou seja, a sexualidade é vivenciada por cada pessoa de forma diferente.
Sexualidade na deficiência: mitos e verdades
“ Mitos e Crenças Equivocadas sobre a
Sexualidade de Pessoas com Deficiência “
Mito 1 : Pessoas com D.Intelectual são assexuadas :