Defesa Pessoal Inteligente
INTRODUÇÃO
Ter o mínimo de conhecimento em Defesa Pessoal hoje em dia é uma necessidade básica, tão fundamental quanto saber dirigir um veículo, aprender matemática ou praticar exercícios físicos regularmente, já que vivemos numa realidade onde a violência nos espreita em cada esquina: ao voltarmos do trabalho chegando a nosso destino já tarde, voltando da faculdade à noite, no caixa eletrônico, saindo de um banco ou mesmo num simples passeio na orla da cidade; quando menos esperamos somos surpreendidos por uma ação criminosa e geralmente a polícia não está lá para nos defender. Temos sorte quando o pior não acontece, razão pela qual não há como negligenciar nossa Segurança Pessoal.
Infelizmente precisamos nos arriscar e sair do conforto do nosso lar para nos aventurarmos, precisamos trabalhar, estudar e nos divertir. Na Constituição Federal, Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; o Código Penal Brasileiro, Art. 23º, Exclusão de Ilicitude, item II, pela redação de Lei n⁰ 007.209 de 11 de julho 1984 regulamenta e garante a todo cidadão brasileiro o direito à Legítima Defesa, desde que esta preencha todos os seus requisitos.
Mas como saber como agir para ter tal direito garantido? É óbvio que todo cidadão deveria buscar tais informações ou ser incentivado a buscar esses conhecimentos com o principal objetivo de Defesa Pessoal, instruindo-se e informando-se de forma útil, dando a si mesmo uma chance de salvar sua vida, aprendendo a proceder da maneira correta.
1 – DEFINIÇÃO
Defesa Pessoal (自卫) é qualquer ação, comportamento ou linguagem da qual a pessoa lance mão para defender sua integridade física e/ou psicológica.
2 – FASES
2.1 – PREVENTIVA
Adotar uma conduta preventiva rotineira, fruto de uma análise racional, consciente e responsável