Defesa do consumidor
Com isso aconteceu o chamado boom das academias de ginásticas, o culto às super alimentações, muitas delas sem nenhuma base científica. Jovens e atletas com intuito de melhorar seus resultados ou sua estética passaram a utilizar várias substâncias, com efeito, anabolizante na tentativa de melhores resultados em pequeno espaço de tempo.
Uso & Conseqüências
Segundo o especialista, a princípio, os anabolizante eram usados para a obtenção do estereótipo almejado, somente eram utilizados análogos de testosterona associados a dieta hiperproteícas e exercícios com peso repetidos que levavam a hipertrofia muscular. Ultimamente, também são usadas outras substâncias com intuito do anabolismo.
Os análogos de testosterona, explica o endocrinologista, são os hormônios masculinos, que através do uso contínuo provocam a retenção de líquidos e íons, e ao longo do tempo apresentam os efeitos colaterais do tipo virilizarão com o desenvolvimento dos caracteres sexuais masculinos em seus usuários. São eles, o crescimento de barba, acne, calvície, hipertrofia do clitóris, engrossamento da voz e certa agressividade.
Com o intuito de aperfeiçoar seus produtos, “as indústrias laboratoriais procuram a cada dia uma substância com maior efeito anabolizante e que causem um menor efeito virilizante, ou seja,