DEFESA DE CAPITU
Bento Santiago (Bentinho):Uma de suas principais características é a insegurança, pois, o mesmo se torna um homem impulsivo, solitário e infeliz. Consequentemente, tais traços comportamentais gera um conflito psicológico devastador, deixando Bentinho cada vez mais desequilibrado e confuso. Em contrapartida, vale ressaltar a oposição comportamental de Bento e Capitu, visto que o mesmo não possuía tamanha malícia como a amada, pelo contrário, muitas vezes Bentinho era “embriagado” pelos “olhos de ressaca” e se deixava conduzir pelas ideias de Capitu.
José Dias (“O Agregado”):José Dias, demonstra desde o início da sua relação com a família de D. Glória má formação de caráter, já que o mesmo mente sobre sua formação deixando passar-se por médico homeopata. Além disso, é possível observar que “O Agregado” é uma pessoa oportunista, posto que sempre age conforme as circunstâncias que lhe são convenientes.
Maria da Glória Fernandes Santiago (D. Glória):A mãe de Bentinho, D. Glória, é uma mulher conservadora quanto a família e a igreja, vive apenas para o filho e para a igreja. Além disso, a personagem é também uma mulher “além da sua época”, posto que a mesma, depois de viúva, começou a administrar os bens deixados pelo marido para prover sua família.
Ezequiel de Souza Escobar: Personagem marcado por sua vocação para lidar com negócios, sua inteligência despertava