defensivos organicos
Existem defensivos naturais que também combatem as pragas e doenças sem prejudicar ninguém. Mas, é importante lembrar ainda que até os defensivos naturais devem ser aplicados sempre na quantidade e freqüência certa e somente quando necessário.
Se encontra um monte de receitas usando defensivos naturais, com vários modos de usar e varias concentrações; se for a primeira vez que se usa uma receita é melhor testá-la numa parte só da horta para comprovar o efeito da dosagem sem correr risco de queimar as hortaliças.
Por fim, sempre lembre que mesmo não sendo agrotóxico, defensivo natural é produto ativo e tem que deixar pelo menos dois dias passar depois da aplicação para poder colher as hortaliças.
Farinha de Trigo com Detergente
Dissolver 1kg de farinha de trigo em 20 litros de água, junto com 500 ml (meio litro) de detergente neutro.
Pode-se usar na hora. Aplicar de manhã em cobertura total nas folhas. O seu emprego é favorável em dias quentes e secos, com sol. Mais tarde, as folhas secando com o sol, formam uma camada que envolve as pragas e cai com o vento.
Indicações: pode servir para combater a mosca branca, ácaros, pulgões e lagartas na horta, por exemplo, nos pés de tomates.
Pimenta Malagueta
Bater 500 g de pimenta vermelha (malagueta) em um liquidificador com 2 litros de água até a maceração total. Coar o preparado e misturar com 5 colheres (sopa) de sabão de coco em pó, acrescentando então mais 2 litros de água (dá 4 litros no total).
Indicações: pulverizar sobre as plantas atacadas por pulgões, vaquinhas, grilos e lagartas. Fazer a colheita depois de pelo