Defeitos na Madeira
• Medula: Parte mais ou menos central do tronco, de pequeno diâmetro,constituída por tecidos menos resistentes do que os do lenho que a circunda, portanto, mais susceptíveis a ataques biológicos.
• Cerne: Parte interna do lenho da árvore envolvida pelo alburno,constituída por elementos celulares sem atividade vegetativa, geralmente caracterizada por coloração mais escura que a do alburno e mais resistente a ataques biológicos.
• Alburno: Camada externa do lenho situada entre o cerne e a casca da árvore, composta de elementos celulares ativos e caracterizada por ter geralmente coloração clara. Apresenta menor resistência aos ataques biológicos, pois suas células contém substâncias de reserva como amido e açúcares.x
II - Tipos de Corte
• Radial: É resultante de um corte longitudinal paralelos aos raios e perpendicular aos anéis de crescimento.
• Tangencial: É resultante de um corte longitudinal tangente aos anéis de crescimento e perpendicular aos raios.
• Transversal: É toda secão resultante do corte da madeira na direção perpendicular ao eixo do tronco.
Defeitos da Madeira
Defeito toda a irregularidade na constituição e estrutura da madeira que resultem em alterações lesivas às propriedades físicas e mecânicas e por consequência na sua aplicação.
Defeitos são irregularidades ou imperfeições da madeira, que podem afetar as propriedades físicas e mecânicas, limitando sua utilização. Para efeito de classificação visual aqui apresentados, foram considerados os seguintes:
1 - Origem Anatômica:
Decorrentes da espécie que ela pertence, são evitados apenas durante a triagem da madeira.
Presença de Medulas: A presença da medula provoca a diminuição da resistência mecânica e facilita o ataque biológico. Podem surgir rachaduras no Cerne próximo a medula decorrente de fortes tensões internas devido ao processamento.
Faixas de Parênquima: essas faixas quando largas, por apresentarem, baixa densidade e pouca resistência mecânica, em elementos