Defeitos De Fundi O
Os vários defeitos podem ocorrer no processo de produção, dependendo dos fatores tais como os materiais, desenho das peças, e técnicas de processamento. Enquanto alguns defeitos afetam só a aparência das peças, outros podem afetar muito a integridade estrutural das peças finais.
Alguns Defeitos dos Produtos Fundidos
• Inclusão da areia do molde nas paredes internas ou externas da peça. Isso causa problemas de usinagem: os grãos de areia são abrasivos e, por isso, estragam a ferramenta. Além disso, causam defeitos na superfície da peça usinada;
• Defeitos de composição da liga metálica que causam o aparecimento de partículas duras indesejáveis no material. Isso também causa desgaste da ferramenta de usinagem;
• Rechupe, ou seja, falta de material devido ao processo de solidificação, causado por projeto de massalote mal feito;
• Porosidade que se origina quando os gases que existem dentro do metal líquido não são eliminados durante o processo de vazamento e solidificação. Isso causa fragilidade e defeitos superficiais na peça usinada.
Vários defeitos podem-se desenvolver em fundição.
Podemos denominar os defeitos da seguinte maneira:
Projeções metálicas;
Salpicos;
Inclusões;
Cavidades, consistindo em cavidades internas ou externas redondas e rugosas, incluindo furos e cavidades contraídas.
Descontinuidades, tais como fendas, rupturas a frio ou a quente, devido aos rápidos arrefecimentos. Se a solidificação do metal não contrai livremente podem ocorrer fendas ou rupturas. Embora muitos fatores estão envolvidos na ruptura, o tamanho de grão grosseiro e a presença de segregações de baixa fusão ao longo das fronteiras de grão (intergranular) aumentam a tendência de ruptura a quente. Os vazamento incompletos resultam do metal fundido estar muito baixa temperatura ou de um mau vazamento.
Faces defeituosas, tais como pregas, dobras, abas, rugosidade, areia aderente, e oxidação.