defeitos da visão'
Miopia: É um defeito, no qual consiste em que um afastamento da retina em relação ao cristalino, fazendo que a imagem seja formada antes da retina, tornando-a não nítida.alino, fazendo que a imagem seja formada antes da retina, tornando-a não nítida. O míope tem grandes dificuldades de enxergar objetos distantes.
A correção para miopia é feita com a utilização de lentes divergentes, a imagem com a lente se comporta como objeto para o cristalino, produzindo uma imagem final real exatamente sobre a retina.
Hipermetropia: Esse defeito é oposto à miopia, nesse caso há uma diminuição do globo ocular. Nesse caso a imagem de objetos próximos é formada além da retina, fazendo aquelas imagens não sejam formadas com nitidez.
Utilizam- se, lentes convergentes para a correção da hipermetropia. Tal lente convergente deve fornecer, de um objeto real, situado em um ponto próximo do olho, uma imagem que se comporta como objeto real para o olho, dando uma imagem final nítida.
Astigmatismo: O astigmatismo consiste em uma imperfeição do olho (córnea) cujo raio de curvatura varia conforme a secção considerada. Por isso a luz sofre refrações diferentes nas diferentes secções. Consequentemente, a imagem que se forma na retina do olho astigmático apresenta deformações.
A correção para o astigmatismo é feita usando lentes cilíndricas, que podem ser convergentes ou divergentes.
Presbiopia: Anomalia da visão semelhante à hipermetropia, que ocorre com o envelhecimento da pessoa, ocasionando o relaxamento dos músculos.
Porém, se a acomodação muscular for muito grande, o presbíope também terá problemas de visão a longa distância, uma vez que com a aproximação do ponto remoto, o problema se torna semelhante ao da miopia.
A correção nesse caso se dá com a utilização de lentes bifocais (convergentes e divergentes).
INTRODUÇÃO