dede
EXPERIÊNCIA 1: VISCOSIDADE
1. Viscosidade
Os fluidos nos quais a tensão é diretamente proporcional à taxa de deformação são chamados de fluidos Newtonianos. A constante de proporcionalidade é uma propriedade do fluido, denominada de viscosidade absoluta ou viscosidade dinâmica.
Lei de Newton para viscosidade
Unidades de Viscosidade:
Sistema Internacional: [ ]
Sistema Métrico Absoluto: [ ]
Uma unidade usual é o centipoise: 1cp = 10-2 poise = 10-3 Pa.s = viscosidade da água.
Líquido
Viscosidade aproximada (Pa.s)
Ar
Água
Glicerina
Mel
Asfalto
10-5
10-3
1
10
108
2. Viscosímetros
São aparelhos que fornecem a viscosidade cinemática
. Em geral, determina-se o tempo t
que certo volume de líquido gasta para escoar através de um tubo capilar (Viscosímetro CannonFenske) ou um orifício (viscosímetro Saybolt Universal). Tendo em vista a grande variação da viscosidade com a temperatura, todos os viscosímetros devem ficar mergulhados em banhos termostáticos. A viscosidade cinemática nos viscosímetros de capilar é determinada a partir da equação que descreve o escoamento de fluidos em dutos. A vazão volumétrica é inversamente proporcional à viscosidade. A constante do viscosímetro C depende do diâmetro do capilar, da inclinação do tubo capilar e do volume Vol escoando durante o intervalo de tempo medido. A dimensão da constante é [ ]
.
Em particular, a dimensão das constantes dos viscosímetros utilizados nesta experiência é de mm2/s2. 3. Experiência com viscosímetro Cannon-Fenske e Ubbelohde
A experiência consiste na medição da viscosidade absoluta (em Pa.s) de um óleo a uma determinada temperatura fixada no laboratório, utilizando-se dois viscosímetros (Cannon-Fenske e Ubbelohde).
Para isto, deve-se medir a viscosidade cinemática assim como a massa específica dos fluidos. Esta última é calculada com um picnômetro e uma balança.
Onde M é a massa e VB é o volume da