Decorrência da Teoria Neoclássica
Objetivos de Aprendizagem:
Mostrar os mecanismos de especialização vertical e horizontal nas organizações em resposta às exigências internas e externas. Caracterizar os diversos tipos de departamentalização: por funções, por produtos ou serviços, localização geográfica, clientes, fases do produto, projetos e ajustamento funcional.
Conceito de Departamentalização
Para os autores clássicos, a especialização na organização pode dar-se em dois sentidos: vertical e horizontal.
A especialização vertical ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia, acrescentando mais níveis hierárquicos na estrutura, refere-se ao crescimento da cadeia de comando.
A especialização vertical caracteriza-se sempre pelo crescimento vertical do organograma, isto é, pelo aumento do número de níveis hierárquicos, ela ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a perícia, a eficiência e a melhor qualidade do trabalho em si. É mais conhecida pelo nome de departamentalização, pela sua tendência de criar departamentos. Departamento designa uma área, divisão ou segmento distintos de uma empresa sobre a qual um administrador tem autoridade para o desempenho de atividades específicas. Assim o termo departamento ou divisão é empregado com um significado genérico e aproximativo: pode ser um departamento ou uma divisão, seção, unidade organizacional ou setor.
Tipos de Departamentalização
A departamentalização é um meio de se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão. Os principais tipos de departamentalização são:
Por funções.
Por produtos ou serviços.
Por localização geográfica.
Por clientes.
Por fases do processo (ou processamento).
Por projetos.
A departamentalização consiste em escolher modalidades de homogeneização de atividades, agrupando os componentes da organização em departamentos ou divisões.
– Departamentalização por Funções
Consiste no