Decorrencia da teoria das relaçoes humanas
Michel Henrique Giacomini¹
RESUMO
Com os primeiros estudos sobre a motivação humana , chegou-se à noção do ciclo motivacional e suas resoluções em termos de satisfação, frustração ou compensação. Com isso, chegou-se à noção de objetivos individuais e sua influência sobre o moral e a atitude das pessoas e grupos.
Experiências sobre liderança e seus resultados quanto ao desempenho dos subordinados mostraram a excelência da liderança democrática.
Também os estudos sobre as comunicações indicaram a importância da comunicação sobre os relacionamentos entre as pessoas e o seu desempenho.
A organização informal passou a ser pesquisada, tanto nas suas características como nas suas origens. Os autores humanistas deixaram a organização formal de lado para se concentrarem unicamente na organização informal.
A dinâmica de grupo e o interesse sobre os grupos informais foram outro aspecto típico da Escola das Relações Humanas.
PALAVRAS CHAVES: Motivação, Liderança, Comunicação, Organização e Dinâmica de grupo.
INTRODUÇÃO
Com o surgimento da teoria das Relações Humana as uma nova linguagem passa a dominar o cenário administrativo; discute-se sobre motivação,liderança, comunicação, organização informal,e dinâmica de grupo. Antigos conceitos como autoridade, hierarquia, racionalização do trabalho, departamentalização, e princípios gerais de administração passam a ser contestados e o conceito de homo economicus cede lugar a um novo conceito Os trabalhadores são criaturas sociais complexas com sentimentos ,desejos e temores, e são motivadas por necessidades e alcançam suas satisfações por meio de grupos com os quais interagem, tais grupos tem o comportamento influenciado pelo estilo de supervisão e liderança, esses grupos possuem normas que funcionam como mecanismos reguladores de comportamento e produção membros. Kurt Lewin procura explicar em sua teoria de campo que a motivação tem