decomposicao do iao tio sulfato em meio acido
Introdução
O ramo da química que se dedica ao estudo da velocidade da reacção é a cinética química.
A velocidade das reacções químicas é medida através da quantidade de substâncias que intervém na reacção ou que forma durante ela por unidade de tempo e unidade de volume do sistema. (N.Glinca).
A velocidade da reacção depende das substâncias reagentes, da temperatura, da existência de catalisadores no sistema. No caso em que a reacção se processa através do choque de duas partículas reagentes, a dependência da velocidade da reacção da concentração é determinada pela lei da acção de massas a uma temperatura constante, a velocidade da reacção química é directamente proporcional ao produto das concentrações dos reagentes.
Objectivos
Gerais: Estudo da decomposição dos iões tiossulfato em meio ácido
Específicos:
Determinação da ordem parcial em relação ao ião hidrónio;
Determinação da ordem da reacção em relação ao ião tiossulfato;
Matérias
10- Tubos de ensaio
2- Copos
Termómetro
Grelha
Cronómetro
Agitador de vidro
Proveta
Manta térmica
Reagentes
Solução de tiossulfato de sódio (0.1 M)
Solução de ácido clorídrico (1 M)
Procedimentos
Experiência I
Tomou-se 5 tubos de ensaio limpos e secos e enumerou-se de 1 a 5. Pipetou-se 5 ml de ácido clorídrico no tubo 1. Em seguida pipetou-se, 4 ml de ácido e 1 ml de água no tubo 2, 3 ml de ácido e 2 ml de água no tubo 3, 2 ml de ácido e 3 ml de água no tubo 4, 1 ml de ácido e 4 ml de água no tubo 5.
Tomou-se mais 5 tubos de ensaio e enumerou-se de (1’ a 5’), adicionou-se em cada tubo 5 ml de solução de solução de Tiossulfato de Sódio.
Em seguida colocou-se os 10 tubos de ensaio em um copo com água e colocou-se lá um o termómetro., esperou-se alguns minutos até que se atinge-se o equilíbrio térmico e anotou-se a temperatura.
Esvaziou-se o conteúdo do tubo 1 no tubo 1’ que continha tiossulfato de sódio, mantendo a mistura no copo com água. Agitou-se