Declaração
Curso: Pedagogia
Professora: Letícia
Alunos(a):
Psicologia da Educação
Lev Vygotsky
Pensador importante em sua área, foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.
Lev Semenovich Vygotsky nasceuna cidade de Orsha, na Rússia, e morreu em Moscou. Formou-se em Direito, História e Filosofia nas Universidades de Moscou, Vygotsky é um marxista.
Muito mais apontou caminhos a serem seguidos por outros pesquisadores, na forma de grandes linhas de pesquisa a serem desenvolvidas, do que sistematizou um corpo de conhecimentos a respeito da mente humana. É a sua preocupação com as situações de aprendizagem em sala de aula, o que o aproxima em certo sentido de Ausubel.
Vygotsky foi à relação entre pensamento e linguagem. No momento histórico em que Vygotsky aborda esse ponto, a unicidade da consciência é vista pela Psicologia como um invariante. As formas como as funções psíquicas se relacionam entre si não mudam e, por conseqüência, podemos estudar cada um dos componentes da consciência de forma isolada. Esse é o primeiro ponto onde se insurge contra as teorias vigentes no seu tempo apontando para o fato de que as funções da mente não são invariantes e mudam. Logo, há que se ressaltar o caráter de interdependência das funções psíquicas.
Segundo Vygotsky o desenvolvimento da fala comporta quatro estágios:
1. Natural ou primitivo - este é o estágio característico da fala pré-intelectual.
2. Psicologia ingênua (correspondendo a uma Física ingênua) - esta é a fase da inteligência prática (relacionada à manipulação de objetos). Neste período temos a capacidade de manipular os termos: porque, quando, se, mas, etc. Porém, esse domínioé operacional, não havendo ainda uma apropriação das funções lógicas (causais, temporais, condicionais, etc.) ligadas a estes