Declaração do Egito na OMC - Traduzido
Ministro do Comércio e Indústria, o Egito
Sessão Plenária
Nona Conferência Ministerial da OMC
Bali - Indonésia
2013
Sr. Presidente,
Ministros Senhores,
Delegações Distintos, Isso me dá grande prazer de participar da "Nona Conferência Ministerial da OMC Conferência de Bali". Permita-me Senhor Presidente para expressar minha gratidão para o governo indonésio por sediar esta conferência e para a calorosa recepção e hospitalidade que recebemos desde a nossa chegada.
Gostaria também de aproveitar esta oportunidade para felicitar Embaixador Roberto de Azevedo para a sua nomeação como o 6° Diretor-Geral da OMC. Estou confiante de que através de sua grande experiência e os esforços que podemos, e chegará as nossas metas.
Sr. Presidente,
No início, eu gostaria de reafirmar que o Egito acredita profundamente que o reforço do sistema multilateral de comércio é do interesse de todos os Estados da OMC, sob uma condição que responde às necessidades e preocupações, em particular dos países em desenvolvimento e os países menos desenvolvidos. Na verdade, isso só pode ser conseguido pela implementação da Agenda de Desenvolvimento de Doha.
Infelizmente, o sistema multilateral de Negociações tem sofrido um impasse prolongado desde a Rodada de Doha no qual foi lançada em 2001. Tinha-se combinado neste momento a concluir o negócio em 4 anos com base em "uma única empresa". No entanto, uma década tem se passado, e a maioria das principais áreas de negociação não tem testemunhado o progresso.
Egito tem participado ativamente das intensas negociações realizadas em Genebra, durante as últimas semanas. Temos apreciado o enorme esforços exercidos; deu-nos a esperança de que este trabalho seria coroado com sucesso.
Precisamos consolidar esses esforços durante as próximas horas para chegar a uma solução satisfatória mútua.
Todas as partes têm que mostrar a vontade política para atacar o equilíbrio necessário para o pacote passar, tendo em conta que é Bali não