declaração de salamanca
Onde as três mais novas são meninas e os três mais velhos são meninos, com as idades de 3 anos, 4 anos, 6 anos, 8 anos, 10 anos e 12 anos.
Todos se sentaram em uma mesa para fazer o desenho, com exceção do mais velho que tinha vergonha e desenhou sozinho no quarto. A mais nova de 3 anos só quis desenhar porque os irmãos estavam desenhando, mas logo se levantou e saiu.
As crianças são de uma família simples, são muito carinhosas e atenciosas, assim que foi feito o pedido para fazer o desenho todos se animaram e não queriam parar de desenhar.
Os materiais que estavam a disposição deles era lápis de escrever, lápis de cor, giz de cera fino, giz de cera grosso, borracha,apontador e folha sulfite.
Primeira criança: menina, 3 anos de idade.
Com a folha deitada utilizou giz de cera fino na cor rosa para desenhar. Como já dito antes, só quis desenhar porque os irmãos estavam desenhando.
Quando se levantou disse que desenhou o cabelo da mãe.
Segunda criança: menina, 4 anos de idade.
Fez 3 desenhos, no primeiro quis usar lápis de escrever para desenhar igual aos seus irmãos. Depois pintou com lápis de cor. Desenhou ela e em seguida todos os seus irmãos. Quando disse que tinha terminado seu irmão de 8 anos fez uma observação sobre o desenho dela: “você terminou e nem fez chão”.
Então pediu para fazer outro desenho, no segundo desenho fez ela novamente com os irmãos e uma amiga da escola, mas pintou com giz de cera, que era mais rápido, no final fez um retângulo no fim da folha e disse que era o “escorredor” (corredor) por onde eles andam.
E por fim, como ela terminou e seus irmãos não, ela pediu pra fazer outro desenho, do jeito dela, usou giz de cera fino e disse que desenhou uma caixa de bombom.
Terceira criança: menina, 6 anos de idade.
Começou fazendo uma casa,