Decisões Financeiras
Basicamente , as decisões financeiras tomadas regularmente por uma empresa resumem-se na captação de recursos – decisões de financiamento -, e na aplicação dos valores levantados – decisões de investimento.Os montantes determinados por essas decisões , assim como suas diferentes naturezas, estão apurados nos ativos ( investimento ) e passivos ( financiamento s) contabilizados pela empresa. São decisões que toda empresa toma de maneira contínua e inevitável , definindo sua estabilidade financeira e atratividade ecnomica.
Na consecução de suas atividades, as empresas utilizam duas fontes de recursos: recursos próprios e recursos de terceiros.
Os recursos próprios de uma empresa são provenientes do capital subscrito e integralizado pelos sócios e dos lucros retidos. Esses valores são identificados no patrimônio líquido. Os recursos de terceiros são originados de fontes externas , mais especificamente do mercado financeiro, podendo assumir a modalidade de empréstimos e financiamentos , descontos de duplicatas , repasses de recursos internos e em moeda estrangeira , colocação de debêntures etc. Deve ser notada , ainda, a existência de determinados passivos (basicamente de curto prazo ) que não são provenientes de instituições financeiras, tais como créditos por fornecedores, contribuições e encargos sociais e impostos a recolher etc. denominados de passivos de funcionamento.
Esses valores passivos são investidos nos ativos da empresa, alimentando financeiramente seus ciclos operacionais e proporcionando certa capacidade física de produção e vendas. Como consequência desse processo, é obtido um resultado que deverá ser suficiente para retribuir aos financiamentos levantados , seja através da remuneração de juros aos recursos de terceiros , ou de lucros ao capital próprio.
Em suma, todo financiamento apresenta um custo , que é a remuneração atribuídas aos proprietários de capital ( próprios e de