Decisões de produto e promoção
Decisões de Produto e Promoção
Curso : Marketing Estratégico e Marketing Contemporâneo
GE Lâmpadas LED "Um Novo Modo de Iluminar o Mundo"
Kotler (2006), afirma: "No coração de uma grande marca há um grande produto". O produto é um elemento importantíssimo para consolidação da marca, empresas líderes de mercado sempre oferecem produtos e serviços de qualidade. A maioria das pessoas pensam que os produtos são bens tangíveis, porém ele é muito mais do que isso. Um produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo. Entre eles podemos citar: bens físicos, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e idéias.
Normalmente as empresas classificam os seus produtos em três grupos: bens não duráveis, bens duráveis e serviços.
Bens não-duráveis são bens tangíveis e consumidos uma ou poucas vezes, como por exemplo, alimentação e produtos de limpeza. Como são produtos consumidos com freqüência, a estratégia mais adequada é torná-los disponíveis em diversos locais, com margem de lucro pequena no varejo e anunciar maciçamente para ganhar a preferência de compra.
Bens duráveis são bens tangíveis e usados durante um determinado período, como televisores, vestuários, etc. Normalmente esses bens precisam de uma venda mais pessoal, trabalham com uma margem mais alta e requerem mais garantias do fabricante.
Serviços são produtos intangíveis, inseparáveis, variáveis e perecíveis. Por isso necessitam de mais cuidado, controle de qualidade, credibilidade do fornecedor e adaptabilidade. Podemos usar como exemplo cortes de cabelo, serviços jurídicos, serviços mecânicos, etc.
Segundo Kotler (2003), o mantra primordial do marketing é "descubra necessidades e preencha-as". Normalmente as empresas descobrem as necessidades ouvindo ou entrevistando os clientes e depois disso desenvolvendo soluções para atender às necessidades identificadas. Porém,