Decisão
24 de abril de 2009 por Rafaela Laurencini
No processo de tomada de decisão é necessário uma análise para prever o impacto da decisão, porém quando a analisamos somos influênciados por nossos preconceitos, paradigmas e, principalmente, por nossos valores, é exatamente isso que o filme 12 Homens e Uma Sentença perfeitamente nos mostra, ele encena uma sala de júri onde 12 homens são convocados para decidir o caso de um assassinato, no decorrer do filme aparecem vários conflitos entre os juris até chegarem a um acordo, já que o veredicto deve ser unânime.
Filme: 12 Homens e Uma Sentença (12 Angry Men)
Ano: 1957
Gênero: Drama
Inteligência Competitiva para pequenas e médias empresas
É claro que executivos em muitas empresas globais, como a Xerox, IBM, e Motorola, já se conscientizaram da importância da IC e desenvolveram suas próprias equipes.
Entretanto, pequenas empresas (link no site da SCIP [www.scip.org]: small businesses), assim com as de grande porte, têm de competir no mercado.
Inteligência Competitiva ou IC é uma disciplina necessária e ética para a tomada de decisões baseadas na compreensão do ambiente competitivo.
Pesquisas mostram que empresas com programas de IC bem estabelecidos obtêm maiores ganhos por ação do que aquelas da mesma indústria que não tem programas de IC.
É tão importante para aqueles que tomam decisões em empresas de pequeno ou médio porte saber o que está por vir, quanto para os presidentes das grandes empresas listadas no Fortune 500.
Assim, é possível para uma companhia estar praticando alguma forma de IC sem percebê-lo.
Qualquer funcionário que visite um evento (trade show), leia um jornal, ou converse com amigos na mesma indústria (setor econômico) está fazendo pesquisa (um dos componentes da IC).
Mas outros componentes da IC geralmente não se encontram presentes nos negócios, atualmente a IC agrega valor à coleta de informações e ao planejamento estratégico ao introduzir um sistema