DECISÃO POR UM CARRO DA CHINA? PRECISO DE MUITOS MOTIVOS PARA DECIDIR COMPRAR UM “XING-LING”
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING
produção textual individual
Decisão por um carro da China? Preciso de muitos motivos para decidir comprar um “Xing-Ling”
ALEGRETE/RS
2013
produção textual individual
Decisão por um carro da China? Preciso de muitos motivos para decidir comprar um “Xing-Ling”
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Marketing da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:
Decisões de Produtos e Comunicação
Logística e Canais de Distribuição.
Formação de Preços em MKT.
Metodologia Científica
Professores:
GisleineFregoneze
Marcos Marques
Ivan de Campos
Joenice Leandro Diniz
Reinaldo Benedito Nishikawa
ALEGRETE/RS
2013
1. INTRODUÇÃO
Há algum tempo empresas automobilísticas chinesas começaram a entrar no mercado brasileiro tendo em vista a concorrência com outras marcas já nacionalizadas, que estão extremamente fixadas na cabeça do consumidor e que já conquistaram a confiança ao longo do tempo. As empresas chinesas têm o desafio de reverterem o quadro a seu favor com estratégias que envolvem um markentig agressivo, garantias maiores, precificação arrojada e valores agregados.
Há pelo menos cinco anos, as marcas apostam no país para aumentarem as vendas e expandirem sua atuação mundial, com a chegada do Grupo Effa Motors, em 2007, por exemplo. Agora, as companhias começam a colher os resultados, já que 33,7% das vendas de automóveis no Brasil em 2011 corresponderam a carros de marcas chinesas, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Veículos (ABLA, 2013).
Com apenas 8% de fidelidade à marca, sendo um dos menores índices do mundo ao lado dos chineses, o consumidor brasileiro está disposto a experimentar as novidades quando elas oferecem alguma vantagem financeira e respeito que muitas vezes não tiveram