Decisao
Não, a melhor defesa é usar critérios, não devendo entrar em uma discussão.
O perfil ideal de um negociador é de uma pessoa firme, amistosa e criativa. Também é necessário que seja franco e persuasivo sem usar coerção.
Os sete elementos universais presentes em uma negociação são:
· Comunicação;
· Bom relacionamento;
· Descobrir o interesse da outra parte;
· Elaborar os diversos acordos possíveis;
· Convencer a outra parte de que está sendo tratada com justiça;
· Definir quais são as opções para o acordo;
· Chegar ao compromisso final.
Em uma equipe de negociação ideal estão presentes um profissional criativo, um relações públicas, um facilitador da comunicação, um profissional competente para lidar com dados e informações, uma pessoa com capacidade de julgamento como a de um juiz e alguém que defenda os interesses da outra parte. As competências inerentes a uma equipe de negociação ideal podem ser resumidas em: criatividade, comunicação eficiente e eficaz, senso analítico e senso de justiça.
Numa negociação a melhor defesa não é o ataque. Temos que basear nossas discussões com argumentos sólidos e objetivos e nos concentrar nos interesses e não nas pessoas e suas posições.
O negociador profissonal tem que saber lidar constantemente com mudanças que ocorrem rapidamente nos ambientes de negócios e mercados mundiais. Para competir no mercado de hoje, eles precisam saber negociar de maneira cooperativa.
No novo mundo empresarial, cada vez mais são realizados trabalhos em equipe e com forças-tarefas ou joint ventures e isso faz com que cada uma dessas formas organizacionais exija negociação contínua e renegociação entre as partes.
A globalização cria maior interdependência acarretando mais conflitos ao inves da diminuição deles. Com o fenômeno da globalização, os negociadores das empresas enfrentam o desafio de fazer com que