Decifra o da escrita
Temos de começar pela aprendizagem de uma língua, é a partir da aprendizagem e que a criança poderá começar a refletir sobre seus conhecimentos da escrita e da leitura e assim pode dar inicio a decifração.
E preciso distinguir um desenho de uma manifestação de escrita, pois o desenho representa algo do mundo para ele, e a escrita representa a linguagem oral que representa o mundo, uma mesma forma gráfica.
Portanto pode ser apenas um desenho ou uma escrita, as letras são unidades do alfabeto que representam os sons vocálicos ou consonantais que constituem as palavras, no processo de alfabetização é mais fácil para o aluno compreender certos tipos de grafias como por exemplo, identificar as letras e compreender suas funções e variações é essencial no processo de alfabetização.
A forma gráfica pode variar ate onde o leitor possa compreender as letras da palavra, mesmo que se aproxime de formas não definidas, como no caso dos rabiscos, por isso e preciso conhecer as letras no seu aspecto gráfico e no aspecto funcional. Para que haja uma identificação da palavra.
A leitura é a realização do objetivo da escrita. Quem escreve, escreve para ser lido. O objetivo da escrita é a leitura. E ler é um processo de descoberta, as vezes requer um trabalho paciente, outras vezes é feita de forma superficial ou lúdica. Pode-se ter então várias atitudes perante a leitura. Ela é uma atividade profundamente individual e duas pessoas dificilmente a fazem da mesma maneira.
Ao contrário da escrita, que é uma atividade de exteriorizar o pensamento, a leitura é uma atividade de assimilação de conhecimento, de interiorização, de reflexão.
Referência Bibliografica.www.pedagogiaaopedaletra.com.