Dec bito horizontal
O paciente pode assumir varias posições durante o exame físico, e sua escolha pelo enfermeiro dependera da área a ser examinada.
Para auxiliar no exame físico é necessário colocar o paciente na posição correta e cobri-lo. A posição em que o paciente deverá ser colocado é determinada pelo tipo de exame especial a ser feito. Para todo e qualquer exame o procedimento deverá ser explicado e transmitir segurança e uma boa assistência
Técnicas usadas para posições de exames:
-Lava as mãos; - explicar o procedimento e a finalidade ao paciente; - colocar a mesa de exame ou o leito na posição horizontal; - deitar o paciente horizontalmente de costas; - manter os membros superiores ao longo do corpo em posição anatômica e os inferiores alinhados; - manter o paciente protegido com o lençol, expondo apenas a área a ser examinada; - deixar o paciente em posição confortável após o exame; - lavar as mãos; - proceder ás anotações no prontuário.
Após determinarmos a posição que iremos utilizar para iniciar o exame físico, Lavar as mãos, luva de procedimento, unhas curtas para não ferir, aquecer as mãos.
Posição de Trendenlenburg:
O paciente é colocado em decúbito dorsal horizontal, com o corpo num plano inclinado, de forma que a cabeça fique mais baixa em relação ao corpo.
Exemplos: Cirurgia da região pélvica, estado de choque tromba flebites.
Posição de Litotomia (Litotômica):
Posição que se assemelha à ginecológica. Colocar o paciente em decúbito dorsal, com a cabeça e os ombros ligeiramente elevados.
As coxas devem estar bem flexionadas sobre o abdômen, afastadas uma da outra e as pernas sobre as coxas. Normalmente, para se colocar o paciente nesta posição, usam-se suportes para os joelhos (perneiras).
Indicações: Cirurgia ou exames de períneo, reto, vagina e bexiga.
Exemplos: hemorroidectomia. histerectomia vaginal.
Posição genu-peitoral:
O paciente deve ser colocado ajoelhado sobre a cama com os joelhos afastados, as pernas estendidas e o peito apoiado