Debora.Costa
797 palavras
4 páginas
SISTEMA DE CASTAS As castas são grupos fechados, cujos integrantes devem se comportar de acordo com normas preestabelecidas de origem religiosa. Em certas regiões da Índia o casamento só é permitido entre pessoas da mesma casta.
Pode-se esquematizar a estratificação social indiana por meio da seguinte hierarquia, que apresenta apenas as castas principais, já que existem na Índia mais de 2 mil castas:
Brâmanes: são os sacerdotes da religião hinduísta e os mestres da erudição sacra. Segundo sua crença, a eles compete preservar a ordem social, estabelecida por orientação divina.
Xátrias: são os guerreiros que formam a aristocracia militar.
Vaixás: é formada pelos comerciantes, artesãos e camponeses.
Sudras: formam a base da pirâmide. Eles executam trabalhos manuais e diversas tarefas servis. São uma casta depreciada, tendo o dever de servir as três castas “superiores”.
Apesar de a Constituição indiana ter abolido o sistema de castas há mais de 50 anos, a divisão social baseada nas crenças do hinduísmo ainda persiste na Índia, que tem hoje mais de 2 mil castas e 20 mil subcastas. Na Índia permanece uma organização social em que as castas têm papel social e político importante. A estratificação social hindu é marcada pela hereditariedade: o nascimento do indivíduo define a sua posição na ordem social. Assim, mesmo que duas pessoas tenham a mesma profissão, isso não as coloca em posição de igualdade, uma vez que são de castas diferentes.
SISTEMA DE ESTAMENTOS
O estamento é uma camada social semifechada. A posição social de uma pessoa nesse regime também lhe é atribuída desde o nascimento. Na sociedade estamental, a mobilidade social é difícil, mas não impossível, ao contrário do que ocorre na sociedade estratificada de castas. Estamentos foi o modo de produção feudal, vigente na Idade Média. Para o sociólogo alemão Max Weber, o conceito de estamento está ligado a certos valores, como honra e prestígio social, que por sua vez expressam determinados estilos de