Debate ecologico
O Bóson de Higgs completa os elementos essenciais do chamado Modelo Padrão da física, derivado do trabalho de Albert Einstein e seus sucessores no começo do século 20, e que abriu caminho para a física moderna.
Esse domínio inclui a supersimetria, a sustentação da teoria das cordas e a ideia de universos paralelos, matéria escura (a matéria "escondida" no cosmos) e energia negra, que estaria supostamente fazendo as galáxias se distanciarem.
O bóson de Higgs, uma partícula-chave para a física fundamental
Pesquisadores do CERN anunciaram nesta quarta-feira, 04 de julho, a descoberta do que pode ser a "partícula de Deus"
Os cientistas buscam há 40 anos o bóson de Higgs, um elemento-chave da estrutura fundamental da matéria conhecida como a "Partícula de Deus". No "modelo padrão", a teoria da estrutura fundamental da matéria elaborada nos anos 60 para descrever todas as partículas e forças do universo, o bóson de Higgs é considerado a partícula que proporciona sua massa a todas as demais.
Qual é a origem da expressão 'partícula de Deus'?
Preços da Ciência: veja quanto custa o acelerador de hádrons
Veja 33 dúvidas sobre astronomia
Ao tentar isolar os menores componentes da matéria, os físicos descobriram várias séries de partículas elementais. Seis tipos de quarks, chamados "up" (para cima, em inglês), "down" (para baixo), "charm" (encanto), "strange" (estranho), "top" (em cima) e "bottom" (embaixo), fazem parte dos componentes básicos ou "tijolos elementais" da matéria, como o elétron e seus irmãos, o múon e o tau, e três tipos de neutrinos.
Estas 12 partículas interagem entre elas, por intermédio de mensageiros, chamados bósons. Um deles é o fóton, que porta a radiação eletromagnética, e outro é o glúon, que proporciona a coesão dos núcleos atômicos.
O fóton, que viaja à velocidade da luz, não tem massa. No entanto, nossa experiência nos faz sentir a presença da matéria, composta por átomos e, portanto, também quarks e elétrons.
De onde