Debate Dos Presidentes Sobre A Educa O
Secretaria da educação - SEDUC
EEEP Raimundo Saraiva Coelho
Disciplina: Sociologia
Professor: Dennis
Turma: 2º ano C
Educação
Aluno: Bruno Lima Oliveira
N°: 06
Juazeiro do Norte – CE
2014
Introdução
Após a segunda guerra mundial, a democracia liberal, já dissociada do liberalismo econômico, ressurgiu em diversos países europeus e americanos. Em suas instituições, as democracias acrescentaram os direitos sociais, como o direito ao trabalho e ao bem-estar, aos direitos individuais. No final da década de 1980, a dissolução da União Soviética levou ao desaparecimento dos regimes comunistas no leste europeu e ao predomínio da democracia liberal.
Desenvolvimento
A ampliação de oportunidades também é proporcionada pelos programas educacionais, desde aqueles relacionados com a qualificação profissional, como o PRONATEC (com mais de 6 milhões de jovens), a ampliação das creches, da rede básica, do ensino em tempo integral, das vagas nos institutos federais, nas Universidades públicas, do PROUNI e do FIES, os 100 mil estudantes do Ciência sem Fronteiras. A iniciativa governamental, aprovada pelo Congresso Nacional, de destinar 75% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré Sal para a educação, transforma petróleo em conhecimento.
O governo federal se empenhará ainda mais na proteção e desenvolvimento integral da criança, colaborando com os municípios na ampliação do atendimento em creches, na universalização da educação infantil de 4 e 5 anos até 2016, e na ampliação da educação em tempo integral.
Também se empenhará na Formação Plena da Juventude brasileira, visando garantir o acesso ao conhecimento científico, técnico e tecnológico, à cultura e ao esporte. Para isso será necessário um pacto nacional visando a universalização e a qualidade do ensino médio até 2016.
O governo federal, em colaboração com os estados e o Distrito Federal, contribuirá para promover mudanças no