Debate do surgimento do serviço social
Na obra Serviço Social Identidade e Alienação de Martinelli (2011), podemos perceber que a princípio o Serviço Social tinha um caráter caridoso e estava completamente vinculado a Igreja que delegava essa tarefa aos diáconos, leigos e ás confrarias. O Serviço Social por muitas vezes veio se reformulando. Houve aliança da Igreja com a burguesia, a Reforma Luterana a qual a assistência baseou-se em organizações laicas e até mesmo chegar ao ponto em que encontra-se ao “livre-arbítrio”, quando a burguesia apodera-se da assistência como instrumento de dominação e submissão da classe operária que por sua vez começa a reivindicar por direitos. Mediante este cenário, surge a Sociedade de Organização da Caridade (SOC), aliança da alta burguesia inglesa e da Igreja com o Estado que tem como objetivo controlar as insatisfações do povo e impedir suas manifestações revoltosas.
DEBATE 02
O Chile era considerado o segundo maior produtor de cobre do mundo depois dos Estados Unidos, com o nível de produção crescendo maior era a migração dos camponeses para os centros urbanos, o que favoreceu o crescimento urbano. A miséria é outro fator importante que contribuiu para o surgimento do Serviço Social. é importante ressaltar que as classes começaram a entrar em conflito. Cada classe em busca de seus próprios interesses. Protestos, confrontos. Busca pela organização da classe do proletariado que exigia que o Estado tomasse medidas para a hegemonia das classes.
O Serviço Social surge perante um série de acontecimentos vivenciados pela América-Latina. Fortemente influenciado pelo modelo europeu com caráter religioso que diz que o problema está no indivíduo e não na sociedade.
Surge em 1925, a primeira escola de Serviço Social fundada por Alejandro Del Río.
DEBATE 03
Na obra de José Paulo Netto, o autor atribui a profissionalização do Serviço Social á duas teses. A primeira, conhecida como tese tradicional, baseia-se na organização da filantropia e