Debate de Psicologia Social Wilhelm Wundt e Jean Piaget
Psicologia Social
Wilhelm Wundt e Jean Piaget
Índice:
O que é a Psicologia Social;
Introdução dos debatedores:
Wilhelm Wundt.
Jean Piaget.
Debate sobre Psicologia Social entre Wundt e Piaget;
Conclusão.
O que é a Psicologia Social?
A Psicologia Social é a responsável pelo estudo da abordagem entre os membros de um grupo social, daí estar muito próxima da sociologia, embora procure apenas os comportamentos do homem nas suas interações sociais. Na psicologia destaca-se o aspeto individual, na sociologia pesquisa-se em torno da esfera social.
O que a Psicologia Social faz é revelar os graus de conexão entre o ser e a sociedade onde ele se insere, desmascarando o que aquele ser seria se não estivesse ali inserido, como seria a sua atitude num caso isolado, ou inserido noutro meio social para além daquele onde se encontrava. Como o dizer diz “a união faz a força” e deste podemos tirar uma pequena conclusão, qualquer individuo introduzido numa massa social deixa de ser um só e passa a pensar na coletividade, e na psicologia social são casos como este que são estudados, os comportamentos na instância que as leva a agir de uma forma diferente da que assumiriam individualmente.
Este foi apenas um dos exemplos dentro da psicologia Social, existem vários temas que podem ser alvo de debate, como alguns que vão ser debatidos entre estes dois psicólogos Wilhelm Wundt e Piaget.
Wilhelm Wundt
Wilhelm Maximilian Wundt foi um médico, filósofo e psicólogo alemão.
Este psicólogo foi o grande pioneiro da Psicologia moderna experimental, sendo um dos fundadores, Wundt foi também um dos responsáveis pelo reconhecimento da psicologia como ciência, pois anteriormente a Psicologia Fisiológica encontrava-se agregada á filosofia, tendo desempenhado um papel nesta área como Ernst Weber e Gustav Fechner. Wundt lecionou na universidade de Leipzig na Alemanha onde abriu