De óleo de cozinha à biodisel
Uma das maiores e mais potente rede de lanchonetes do mundo, o Mc Donald’s, trabalha com vários restaurantes espalhados por todas as regiões do Brasil, desde 1979, e está entre as 08 maiores da corporação em toda a America Latina.Hoje a rede está presente em mais de 118 países, com mais de 31 mil restaurantes e é atualmente uma das maiores marcas mundialmente conhecida A maioria dos restaurantes são franquias as quais são especializadas em lanches fast-food, com atendimento rápido e produção em série de sanduíches.
Pensando em seu desenvolvimento com o país, compromisso com o meio ambiente e o sistema de reciclagem, o Mc Donald’s fez uma parceria com a empresa Martin Brower, a qual é responsável pela logística e distribuição dos alimentos à suas redes.
Participam de um projeto de pesquisa, para transformar os cerca de 03 milhões de litros de óleo de cozinha utilizado em frituras de batatas e empanados, em biodiesel, utilizando assim em benefício da própria empresa, e também para abastecer a frota de caminhões que fazem entregas em várias regiões do Brasil. E um dos pontos de estudo deste projeto seria utilizar uma mistura feita com 40% de biodiesel e 60% de diesel mineral o qual é um derivado da destilação do petróleo, hidrocarboneto usado como combustível em motores a diesel. Outro ponto a ser considerado para o deslocamento dos caminhões seria o custo do frete do óleo, o qual é relevante para a viabilidade econômica do transporte. “Ainda não decidimos como será feita essa remessa.” afirma Augusto Santos, diretor da Martin Brower.
Estes custos estão sendo analisados principalmente nas regiões Nordeste e Sul do Brasil, onde a seguir destacamos os estados e o número de restaurantes que os mesmos detêm:
Nordeste
Alagoas – 03
Bahia – 19
Ceara – 12
Maranhão – 03
Paraíba - 03
Pernambuco – 16
Piauí – 02
Rio Grande do Norte – 03
Sergipe - 03
Sul
Paraná – 28
Santa Catarina – 17
Rio Grande do Sul –
É