de tudo um pouco
Hábitos estes que vão promovendo cada vez mais o sedentarismo. A obesidade infantil é já considerada uma das epidemias do Séc. XXI, e a actividade física contribui, em larga medida, para a sua prevenção.
Praticar exercício físico regularmente é tão importante como ter uma alimentação equilibrada. Uma grande preocupação da obesidade infantil, é que crianças obesas têm um maior risco de se tornarem adultos obesos.
Assim, desde pequena a criança deve ser incentivada a uma vida mais activa. A actividade física na infância e adolescência tem muitos outros benefícios para além da manutenção do peso corporal. A sua prática proporciona músculos e ossos mais fortes, estimula a coordenação motora, ajuda a ter um melhor sono e ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o stress. É também importante para o desenvolvimento intelectual, favorecendo um melhor desempenho escolar e também melhor convívio social; reforça a auto-estima e confiança promovendo o bem-estar psicológico. Diminui o risco do aparecimento de complicações patológicas na idade adulta, como por exemplo a hipertensão arterial e a diabetes tipo 2.
De uma maneira geral, as crianças precisam de 30 minutos diários de actividade física estruturada, moderada a vigorosa, pelo menos, três dias por semana e de 60 minutos, ou mais, de brincadeiras (actividade aeróbia), todos os dias.
Outro ponto importante, que não deve ser esquecido, é a adopção de uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e hortaliças. Prefira o consumo de peixes e carnes brancas grelhadas ou preparadas com pouca gordura. Evite o consumo excessivo de doces, comidas