De Sistemas Funcionais a Sistemas Integrados
Como sabemos, a execução de muitas tarefas nas organizações requer interações e troca de informações entre diferentes departamentos. Isso pode ser difícil de fazer se não houver compatibilidade entre os sistemas de informação que dão suporte para essas atividades. A construção de sistemas de informação que integrem as atividades empresariais, e que ultrapassem os limites funcionais, requer a consideração das características organizacionais e dos recursos da tecnologia da informação disponível. A integração de sistemas de informação derruba as barreiras entre departamentos, e reduz a duplicação do trabalho. Os sistemas de informação integrados podem ser construídos facilmente em uma empresa pequena. Em grandes organizações e, especialmente, em corporações multinacionais, a integração exige mais trabalho.
A utilização de uma coleção de vários pacotes de sistemas pode ser a solução em algumas áreas quando se procura melhorar os processos empresariais.. Por exemplo, pode ser possível integrar facilmente sistema de produção, vendas e contabilidade, se todos eles forem provenientes do mesmo fornecedor de sistemas. Por outro lado, misturar pacotes de sistemas de vários fornecedores pode não ser prático ou ineficiente.
A construção de aplicações que possam cruzar facilmente as fronteiras funcionais e alcançar bancos de dados separados normalmente requer novas abordagens. Por exemplo, um dos principais fatores para a integração, especialmente quando se