de qualidade em frigoríficos
Problema: Qual a relação entre bem estar animal com a qualidade da carne?
Objetivo Geral: Verificar as características das carcaças bovinas em diferentes situações.
Objetivos Específicos: Demonstrar que as diferentes situações e tratamentos de bovinos influenciam na qualidade da carne, interferindo no processo produtivo.
Justificativa:
O bem estar animal não é somente uma questão moral, pois tem-se observado que influencia também na qualidade da carne e, conseqüentemente, nos produtos dela originados. Não se justifica o sofrimento do animal em momento algum, o que é de difícil entendimento para vários colaboradores do setor frigorífico. A conscientização é uma tarefa complicada, mas necessária para garantir a qualidade de todo processo.
Revisão de literatura:
A qualidade da carne e dos produtos de origem animal de forma geral depende não somente da escolha da raça, idade e condição sexual do animal que melhor atenda a produção, mas também de fatores extrínsecos aos animais, como manejo, transporte, instalações, temperatura e nutrição desses animais.
PARANHOS DA COSTA (2000), relatou que, nos últimos anos, o conceito bem-estar animal começou a ser implantado no cenário da produção animal, principalmente com a definição de protocolos de boas práticas de manejo. A princípio o propósito dessas ações era de cuidar do manejo com vistas a oferecer Na cadeia produtiva buscamos o bem estar animal não somente por causa das exigências e leis impostas, mas também para reduzir as perdas em qualidade da carne bovina, assim atingindo o mercado consumidor com as certificações necessárias.
De acordo com GRANDIN (1996) existem cinco causas básicas de problemas de bem-estar animal nos frigoríficos, as falhas são: estresse provocado por equipamentos e métodos impróprios que proporcionam excitação, estresse e contusões; transtornos que impedem o