De Polícia Mineira à Milícia o discurso do Jornal o Globo e a construção de um fenômeno
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
De Polícia Mineira à Milícia: o discurso do Jornal o Globo e a construção de um fenômeno
Rose Mary de Paula Freitas
SÃO GONÇALO – RJ
2011
ROSE MARY DE PAULA FREITAS
De Polícia Mineira à Milícias: o discurso do Jornal o Globo e a construção de um fenômeno
Monografia apresentada, como requisito parcial para obtenção do título de graduação em Licenciatura Plena em História, ao Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Orientador: Prof. Ms. José Jorge Barros
Leitor Crítico: Profª.drª. Larissa Oliveira Gabarra
SÃO GONÇALO – RJ
2011
AGRADECIMENTOS
Considerando esta monografia como resultado de uma caminhada que não começou na UERJ/FFP, agradecer pode não ser tarefa fácil, nem justa. Devo muitos agradecimentos, mas um em especial. Ao Deus Todo Poderoso, por me encorajar a visualizar que posso sempre ir além do que imagino possível. Obrigada Deus por me conduzir a este instante. A minha família, ao meu marido pelo incentivo e apoio, suas atitudes durante todo o tempo de graduação foi essencial para eu seguir adiante. O meu sincero agradecimento a você Gladstone. Aos meus filhos Rafael, Thamy, Thuany e Thaiany que sempre me inspiram a querer o melhor que a vida pode oferecer. Aos meus pais, Pedro e Maura, que desde cedo despertaram em mim o gosto pelo estudo.
Aos meus amigos e companheiros de graduação, minha homenagem a toda a turma 2006/2. Foi uma turma maravilhosa e sinto-me honrada em ter convivido com colegas que demonstraram um valor que admiro muito no ser humano: respeito ao próximo. Alguns se tornaram especiais pelo convívio: Roberto, Nathália, Milene, Viviane, Ruteléa, Wanderson, Thiago Tavares e Sérgio. Ao Sérgio devo um agradecimento especial pelo auxílio com minhas pesquisas, muito dos textos que enviou