De anima resumo
Antropologia: Gênero e Desvio
1)Por que na nossa cultura é “natural” um homem mais velho com uma mulher mais jovem e é “desviante” uma mulher mais velha com um homem mais novo?
Resposta: A sociedade machista deixa suas marcas quando se trata de relacionamentos amorosos envolvendo mulheres mais velhas e homens mais novos. Porém, se mostra bem mais aberta quando o homem é mais velho do que o contrário, o que comprova que há uma aprovação social, quando o mais velho da relação é o homem. O fato de uma mulher de 40 anos namorar um homem de 20, por exemplo, causa um certo choque cultural na medida em que os olhos se voltam para o casal como de maneira preconceituosa. Existem ainda outros aspectos, mais de ordem prática, que podem dificultar a vida de quem opta em namorar uma mulher com a idade bem maior que a sua, principalmente se esse relacionamento se torna duradouro e decidem, por exemplo, ter filhos. Uma mulher de 40 anos ou mais pode ter problemas ao engravidar, o que não ocorre com os homens que, tendo boa saúde, podem fecundar a mulher com uma idade bem mais avançada.
2)Quais seria as 5 características do tipo ideal da mulher mais velha que se relaciona com um homem mais jovem e o tipo ideal do homem mais jovem que se relaciona com uma mulher mais velha ?
Resposta: 5 características do tipo ideal de mulher mais velha que se relaciona com um home mais jovem: Experiência, segurança, estabilidade, proteção e autoconfiança. 5 características do tipo ideal do homem mais jovem que se relaciona com mulher mais velha: Afeto, jovialidade, emoção, aventura e diversão.
3)Pesquise na mídia algum desses casos desviante, entrevistando uma pessoa, aplicando um questionário ou uma bibliografia. O que aprendemos sobre o natural e desviante a partir do material pesquisado sobre essas relações?
“A brasileira está demorando mais para incluir em sua vida o casamento “de papel passado” e a maternidade. Idades mais avançadas também