De acordo com o novo acordo
As mudanças na ortografia com o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.
O objetivo desse curso é conhecer as principais mudanças na ortografia da língua portuguesa que estão centralizadas no alfabeto, trema, acentuação e hífen que iram começar a valer em 2013.
No alfabeto as mudanças foram que as letras K, W e Y são inseridas no alfabeto, elas são mais usadas em nomes próprios ou em palavras estrangeiras, passando de 23 para 26 letras no nosso alfabeto.
O trema passa a não ser mais usado com exceções de nomes próprios e estrangeiros, mas as pronuncias continuam as mesmas.
As maiores mudanças ocorrem na acentuação, os ditongos abertos ei e oi das paroxítonas passaram a não serem mais acentuadas exemplos: ideia, geleia, heroica e etc. Também não alterando a pronuncia.
Os ditongos abertos de ei e oi de oxítonas continuam acentuados exemplos: anéis, cruéis e etc. Desaparecem os acentos das palavras paroxítonas com i e u como sainha e feiura, as palavras terminadas com oo e ee também não são mais acentuadas com o acento circunflexo, exemplos: voo, creem e etc., mas mantêm os acentos nas palavras que diferenciam o singular do plural dos verbos ter e vir.
Acento diferencial utilizado para auxiliar na identificação de palavras homógrafas (que possuem a mesma grafia) não é mais usado nesses casos como pelo e polo, mas há palavras que continuam recebendo o acento pôr (verbo) e pôde (verbo utilizado no passado).
O hífen, devemos usar quando o segundo elemento é uma palavra iniciada pela mesma vogal como micro-ondas e anti-inflamatório, agora quando o prefixo terminar em vogal diferente não é usado como em autoescola. Permanecendo quando o segundo elemento for o H.
São essas reformas ortográficas não são complexas só basta serem praticadas, há quem as critiquem, mas sempre haverá, pois nada agrada a