Dds epi's
SOBRE EPI’s
EPI,s CONCEITO: Destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador, projetado conforme os riscos levantados e o tempo de exposição observado.
O QUE É PROTEÇÃO INDIVIDUAL? São recursos amplamente utilizados para ampliar a segurança do trabalhador, assumindo papel de grande responsabilidade, tanto por parte da empresa no tocante à seleção, escolha e treinamento dos usuários, como também do próprio empregado em dele fazer uso para o bem da sua própia integridade física diante da existência dos mais variados riscos aos quais se expõe nos ambientes de trabalho.
OS EPIs SÃO EMPREGADOS Quando o trabalhador se expõe a riscos não controláveis por outros meios técnicos.
EXEMPLOS Em Operações de solda – uso de óculos, mascara / escudo, luvas e avental de raspa, etc. Em operações químicas – uso de luvas, avental, protetor facial, etc.
OS EPI,s SÃO EMPREGADOS Quando o trabalhador se expõe a riscos apenas parcialmente controlados por recursos técnicos.
EXEMPLOS Em operação com esmeril – óculos, mesmo com existência de anteparo. Em operações de pinturas – máscara, mesmo com a existência de cabines. Resumidamente podemos afirmar que os EPIs são empregados quando os recursos de ordem geral não são suficientes para a eliminação ou controle dos riscos.
A ESCOLHA DO EPI O EPI deve ser escolhido de acordo com a necessidade de uso no trabalho e a parte do corpo que precisa ser protegida. Em função dos riscos específicos a cada atividade são desenvolvidos vários modelos de EPIs, com formato e materiais distintos, como luvas de borracha, de PVC, de couro, etc.
USO E CONTROLE DO EPI Recomenda-se manter um fichário para controlar o fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual, de modo que cada equipamento entregue receba a assinatura do usuário na data da entrega. As fichas deverão ser individuais. Obs.: Este documento deve ser mantido, após o desligamento do funcionário por 20 anos, junto ao prontuário do