Ddeterminação da normalidade de ácido hcl e um hac em uma determinada amostra por titulação.
1645 palavras
7 páginas
1. OBJETIVODeterminação da normalidade de ácido fraco(HCl) e um ácido forte(HAc) em uma determinada amostra (número 07) por titulação.
2. RESUMO TEÓRICO
2.1 Titulação
Titulação é uma das técnicas universais de química e é geralmente usada para determinar a concentração de um soluto.
Em uma titulação, pequenos volumes da solução de reagente (titulante), são adicionados ao analito (titulado) até que a reação termine.
Misturas de ácidos fortes e fracos
A composição de uma mistura de um ácido forte com um ácido fraco pode ser determinada por meio de titulação com indicadores adequados se o ácido fraco tiver uma constante de dissociação entre 10-4e 10-8e a concentração dos dois ácidos forem da mesma ordem de grandeza.
[pic]
Figura 1 Curvas para a titulação de misturas de ácidos fracos/fortes com NaOH 0,1000 mol L-1
Cada titulação é de 25,00 mL de uma solução de HCl 0,1200 mol L-1 contendo 0,0800 mol L-1
A Figura 1 descreve as variações de pH que ocorrem durante a titulação de misturas de ácido clorídrico com vários ácidos fracos. Note que o aumento do pH no primeiro ponto de equivalência é pequeno ou essencialmente não existente quando o ácido fraco tem uma constante de dissociação relativamente grande (curvas A e B). Para as titulações como essas, apenas o número total de milimols do ácido fraco e forte pode ser determinado precisamente. Por outro lado, quando o ácido fraco possui uma constante de dissociação muito pequena, apenas o teor do ácido forte pode ser determinado. Para os ácidos fracos de força intermediária (Ka algo menor que 10-4, porém maior que 10-8), normalmente se observam dois pontos finais úteis.
2.2 Ponto de Equivalência
O ponto de equivalência em uma titulação é um ponto teórico alcançado quando a quantidade adicionada de titulante é quimicamente equivalente à quantidade de analito na amostra. Neste ponto, o número de mols de OH- (ou H+) adicionados como