dddssdds dd
1624 palavras
7 páginas
O “empreendedorismo envolve qualquer forma de inovação que tenha uma relação com a prosperidade da empresa" (SCHUMPETER, 1982, p. 54). Um empreendedor tanto pode ser uma pessoa que inicie sua própria empresa, quanto alguém comprometido com a inovação em empresas já constituídas, ou aquele que desestabiliza a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, por criar novas formas de organização ou por explorar novos recursos e materiais (SCHUMPETER, 1982).Em um primeiro momento, o empreendedor que foi identificado pelos economistas na França, segundo estudos de Filion (1999), eram pessoas que no contexto da época pesquisavam as organizações, e empregaram o termo como um elemento à compreensão do desenvolvimento econômico. Para o autor, o economista Say foi o segundo a desenvolver estudos no campo do empreendedorismo. O desenvolvimento econômico foi considerado resultado da criação de novos empreendimentos. Os empreendedores eram pessoas que aproveitavam as oportunidades objetivando o lucro e assumindo riscos e podiam se destacar como inovadores. Filion (1999) considera Say o “pai” do empreendedorismo.
A delimitação do campo de estudo do empreendedorismo é atribuída ao trabalho seminal de Schumpeter, que foi publicado em 1934. Em seu texto, o autor faz uma clara distinção entre proprietário e empresário, sendo este último associado à ideia de empreendedor, ou seja, a pessoa que inicia um novo negócio. Trabalha com o conceito de destruição criativa, na qual novas práticas substituem outras já ultrapassadas. A partir deste contexto, o autor aponta formas de inovação, como por exemplo, o desenvolvimento de novos produtos, formas de organização da produção, e inovações na comercialização e distribuição, possibilitando a mudança do padrão produtivo existente.(FILION,1999)
O “empreendedorismo envolve qualquer forma de inovação que tenha uma relação com a prosperidade da empresa" (SCHUMPETER, 1982, p.