Dddddd
Muitas vezes, se confunde Inveja com Cobiça, que significa querer tirar a tal coisa desejada à pessoa que a tem, fazendo com que ela fique sem ela.
A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver". Com o tempo essa definição foi perdendo o sentido e começado a ser usado ao lado da palavra cobiça, o que gera, até hoje, cada vez mais confusões e interpretações errôneas.
Os indivíduos disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem do sentimento da inveja alheia dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos. Isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".
Etimologia: A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver", um sentimento antigo na história da humanidade. Muitas guerras foram deflagradas e injustiças foram cometidas movidas pela inveja. Hoje, ela atrapalha a vida de muitas pessoas, incluindo mulheres, principalmente no mundo corporativo. O Cristianismo inclui a inveja nos Sete Pecados Capitais, como um dos sentimentos mais danosos que um ser humano pode ter em relação a outro. Na Bíblia, a história dos irmãos Caim e Abel é clássica - a inveja de Caim levou-o a matar o próprio irmão. Quando esse sentimento ultrapassa os limites de nosso auto-controle, pode tornar-se um verdadeiro veneno contra os outros e contra nós mesmos. Diversas são as histórias conhecidas de pessoas que sofreram retaliações, sendo totalmente prejudicadas pelo sentimento de inveja de um colega, chefe ou até mesmo dentro da própria família, passando a serem perseguidas e