DC Universe
A intenção nada mais é do que chamar a atenção do receptor para prendê-lo, logo causando mais ibope para o canal/programa, atingindo seu objetivo, como sempre, o lucro.
A mídia sensacionalista utiliza uma linguagem simples, o coloquialismo, como método de atingir a cultura de massa, usando gírias e palavras vulgares. Podemos encontrar em vários jornais impressos capas chamativas, letras grandes ou enormes, fotografias nada convencionais, títulos para causar espanto para qualquer leitor tradicional. É a mídia mais conhecida como “espreme que sai sangue”.
Diariamente nos é oferecida a oportunidade de apreciar a violência sendo noticiada grotescamente, focando a perseguição de um bandido que tenha matado um cidadão sem razão alguma, o resgate de um casal que voltava do trabalho em plena marginal Tietê/Pinheiros e acabou caindo no rio poluído correndo o risco de serem contaminados por centenas de doenças e por aí vai.
No filme “O Quarto Poder”, observamos nada mais do que essa jogada. Um canal de televisão americana que transmite o sequestro de crianças que faziam uma visita ao museu em um passeio escolar para que um de seus jornalistas local apareça e tenha destaque em rede nacional enquanto abusa da situação, usando a “ignorância” do bandido em querer aparecer na televisão e ser famoso para gerar ibope.
O jornalismo vira espetáculo; a informação, entretenimento; e o público, um alvo diário de mídias sensacionalistas, que desejam ganhar dinheiro em cima da desgraça