David Clarence McClellan
Psicólogo americano conhecido pela sobre teoria da necessidade. McClelland (1961) desenvolveu mais uma teoria que busca explicar a motivação dos indivíduos em seu trabalho a partir da satisfação de suas necessidades Com seus estudos apresentou três necessidades ou motivos responsáveis pelo comportamento humano. Uma teoria que chamou de teoria chamou de Teoria da Motivação pelo Êxito e / ou Medo. Para ele os principais vetores da necessidade para que um ser humano pudesse obter a sua satisfação eram: realização, afiliação e poder.
A Teoria de McClelland afirma que cada pessoa tem um nível de necessidade diferente da outra. Mas, essas necessidades nunca são nulas, ou seja, sempre haverá um traço dessa necessidade, por menor que seja principalmente a "Realização", que é a primeira necessidade aprendida durante os primeiros anos de vida.
A base da Teoria afirma que quando um indivíduo consegue algo através de algum motivo, o mesmo meio será utilizado para resolver outros problemas. Isto caracteriza o estilo da pessoa.
Essas necessidades apontadas por McClelland correspondem aos níveis mais altos da pirâmide de Maslow e aos fatores motivacionais de Herzberg.
Necessidade de Realização (N-Ach)
Pessoas que apresentam uma elevada necessidade de realização buscam a excelência. Dessa forma, tendem a evitar situações tanto com altos como com baixos riscos. As pessoas com esta necessidade evitam situações de baixo risco porque o sucesso que é atingido facilmente, não é uma realização verdadeira. Em projetos de alto risco, os indivíduos vêem o resultado como uma oportunidade e não como algo vindo dos nossos próprios esforços. Indivíduos com alta necessidade de realização preferem o trabalho que preferem o trabalho que tem uma probabilidade moderada de sucesso.
Este traço de personalidade é caracterizado por uma preocupação duradoura e consistente com a definição e dos mais elevados padrões de realização. This need is influenced by internal drive for