DAVID BRENHA Chorume
3010 palavras
13 páginas
FACULDADE PITÁGORASENGENHARIA CIVIL
David Brenha Moschkovich do Rozario
CHORUME: Resíduos de lixos tóxicos
SÃO LUIS-MA
2014
David Brenha Moschkovich do Rozario
CHORUME: Resíduos de lixos tóxicos
Trabalho Referente à disciplina de Saneamento Ambiental do 9º período do curso de Eng. Civil, da Faculdade Pitágoras orientado pelo professor Jean.
SÃO LUIS-MA
2014
A todos os futuros engenheiros que com empenho e dedicação estudam para melhorar a qualidade de vida da sociedade.
AGRADECIMENTOS
Primeiramente a Deus pela criatividade que nos foi dada, aos professores pela orientação e disposição que nos ofereceu e a todos que com empenho participaram deste trabalho.
"O ser humano pode construir mais prefere destruir. Então qual é a diferença do chorume para o ser humano?" (David Brenha)
RESUMO
Antigamente o chorume era definido apenas como uma substância gordurosa que era expelida pelo tecido adiposo dos animais, comumente encontrado em animais mortos já em decomposição. Com a evolução da sociedade moderna, a produção do lixo orgânico proporcionalmente aumentou e esse aumento não foi acompanhado por uma tecnologia para armazenamento adequado, que com isso o lixo era, e ainda é ate hoje, acumulado de forma irregular.
A disposição inadequada dos resíduos sólidos promove a contaminação do solo, do ar e das águas superficiais e subterrâneas, além da proliferação de vetores causadores de doenças, influenciando negativamente a qualidade ambiental e a saúde da população; portanto essa prática deve ser evitada.
A contaminação do solo ocorre por intermédio da infiltração do líquido percolado (chorume), gerado pela passagem da água através dos resíduos sólidos em decomposição. O chorume possui elevada carga de poluentes orgânicos e inorgânicos e, ao entrar em contato com o solo, pode modificar, de forma intensa, subterrâneas, caso consiga